Como se alimentar bem na quarentena?
- Waléria Setubal
- 13 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de abr. de 2020
A alimentação é importante em qualquer cenário e a qualquer tempo, através dela, nós evitamos doenças, geramos energia no nosso corpo, hipertrofiamos tecidos, sintetizamos outros, etc. Nutrição é a base da vida, de tudo! Desta forma, venho lhes alertar da importância de se alimentar bem mesmo estando em quarentena. É fundamental que tenhamos a noção de que, como não estamos saindo de casa, fazendo tarefas corriqueiras do dia-a-dia, não estamos gastando energia como antes. Vamos para um exemplo: Imagina você, com a vida corrida, em tempos "normais" levanta às 7h e vai para o trabalho, depois do expediente, às 18:30 chega na academia e retorna pra casa às 20:33/21h, será mesmo que o gasto energético total é o mesmo de agora? Agora que você está trabalhando em casa (ou sem trabalhar), não tem que arrumar nem deixar os filhos na escola, pode até estar praticando exercício físico, mas não é a mesma coisa do que na academia, por exemplo, onde têm-se um ambiente repleto de aparelhos e instrutor te avaliando.
Dessa forma, o gasto energético total é menor, logo, não é interessante mantermos o aporte calórico que estávamos mantendo até então.
Sem mais delongas, anota aí!

1. Reduza a quantidade e melhore a qualidade dos alimentos
Ao contrário do que muita gente pensa, a qualidade dos alimentos é de suma importância tanto para emagrecer quanto para ganhar peso.
2. Evite industrializados Ainda que seja mais fácil armazenar alimentos não perecíveis, evite adquirir e consumir muitos produtos alimentícios, pois é grande quantidade de substâncias que não sabemos até onde vão seus malefícios.
3. Prefira alimentos in natura Os benefícios são diversos, sem sombra de dúvidas, o fornecimento de vitaminas e minerais por parte de alimentos in natura é bem maior do que de produtos industrializados, os quais são pobres em nutrientes e às vezes(muitas vezes), ricos em calorias.
4. Faça escolhas inteligentes Mesmo não tendo tanto acesso a produtos in natura, é perfeitamente possível você fazer escolhas inteligentes, aprender a ler rótulos pode te ajudar muito! Uma das vantagens de ler rótulo é verificar a quantidade, qualidade dos ingredientes e verificar se o conteúdo que está expresso em maior visibilidade da embalagem está de acordo com o que diz os ingrediente.
5. Substitua carboidratos refinados por carboidratos complexos Dois exemplos clássicos são: trocar o arroz branco pelo arroz integral, pão branco por pão integral, entre outros.
6. Hidrate-se bem
Não é porque você não está sentindo sede (ou pouca) que você não precise de água. Lembre-se, a água é o meio onde todas as reações químicas do nosso corpo ocorrem, e tem várias funções no nosso organismo.
Abraço da Nutri! <3
Comentários