10 dicas para queimar gordura sem dieta restritiva!
- Waléria Setubal
- 11 de set. de 2022
- 4 min de leitura
Esses são os passos mais importantes para começar a emagrecer agora!

Tenho certeza de que você já deve ter ouvido falar que pra emagrecer, e acelerar o metabolismo, tem que cortar carboidratos e diminuir as calorias, né?
A parte de cortar os carboidratos está completamente errada!
Carboidratos são importantes na nossa alimentação, só temos que moderar e saber como utilizá-los!
Outro ponto importante são as calorias, não basta utilizar apenas as calorias como parâmetro, são necessárias algumas estratégias para que você consiga emagrecer de forma saudável, sustentável e para que o seu organismo continue funcionando normalmente, evitando por exemplo intestino preso e sensação de inchaço.
Aqui vão algumas estratégias que preparei para você:
1. Inicie pela salada!
Nas principais refeições, inicie sempre pela salada. Por causa das fibras existentes nos vegetais, você vai se sentir saciado mais rapidamente e não vai sentir a necessidade de comer carboidratos em excesso.
2. Beba mais água!
Se você não tem o hábito de ingerir água, desenvolva este hábito. O nosso organismo depende da água para garantir uma enorme quantidade de reações bioquímicas que ocorrem nos tecidos corporais. A desidratação dependendo do seu nível, pode causar diversos sintomas como dor de cabeça, fadiga, tontura, entre outros. E não esqueça da pedra nos rins, em!
O cálculo da ingestão diária de água NÃO é uma medida precisa e absoluta. Vou dar um exemplo:
2 pessoas possuem o mesmo peso, porém, moram em cidades diferentes, onde a primeira mora em Teresina (Piauí́) e a segunda em Toronto (Canadá).
Existem DIVERSOS fatores a serem considerados, mas hoje vamos nos ater ao clima do local. Sabe por que o clima do local onde você está influencia na sua necessidade de água?
No caso em questão, a pessoa que mora em Teresina acaba produzindo uma quantidade bem maior de sudorese (suor) porque é uma cidade quente (o ano inteiro), logo, necessitará de mais água do que a pessoa que mora em cidades mais frias como Toronto.
Mas REPITO: são diversos fatores que influenciam na ingestão de água e não existe um cálculo absoluto. Os cálculos de perdas diárias de água são complexos e normalmente adaptados à situação ESPECÍFICA do indivíduo.
Um exemplo bem especifico que tem que ser analisado e acompanhado por nutricionista com acompanhamento médico onde o cálculo individualizado é de pacientes com problemas renais.
Outro exemplo é o caso de ATLETAS onde este cálculo deve ser feito de forma minuciosa e mais específica, levando em consideração as necessidades de reposição
de água associada a eletrólitos.
O cálculo abaixo é destinado à POPULAÇÃO SAUDÁVEL, para facilitar a vida de vocês trouxe um cálculo que uso bastante:⠀
35ml x kg de peso corporal⠀
Vou dar um exemplo:
Se você tem 60kg, multiplique os 35ml pelo seu peso:
35(ml) x 60(kg)= 2.100ml
(divida por 1000 para achar Litros) ou 2,1 litros de água por dia.
Lembrando que dependendo do clima onde você mora, sedentarismo, exercícios, entre outras variáveis essa quantidade de água pode variar.⠀
Ahhh, e não esqueça de adotar a sua garrafinha e levar sempre com você! Assim fica mais fácil bater a meta de água!
3. Planeje
Planeje e organize no dia anterior as suas refeições para o dia seguinte, leve-as em potinhos e deixe-as bem acondicionadas em bolsas térmicas, por exemplo. Assim você vai consumir os alimentos certos e na quantidade correta para atingir seus objetivos mais rapidamente.
4. Reduza o consumo de álcool
Diminua ao máximo o consumo de bebidas alcoólicas. Cada 1g de álcool contém 7kcal. Além do que, a bebida alcoólica é altamente catabólica.
5. Use fibras
Coloque na sua alimentação, de 25 a 30g de fibras por dia para aumentar a saciedade e melhorar a função do intestino.
6. Fracione as refeições
Você não precisa comer necessariamente de 3 em 3 horas. Mas fracionando as refeições de 3 a 6 refeições por dia, fica mais fácil controlar o que se come, visto que,
se você passa muitas horas sem comer, quando for atrás de comida estará com tanta fome que não conseguirá selecionar bem o que ingere.
7. Não esqueça das frutas
Adicione de 3 a 5 frutas por dia na sua alimentação (quanto mais variadas as cores das frutas, melhor).
8. Coma devagar
Fazer suas refeições com calma, mastigando bem os alimentos, ajuda seu cérebro a passar a mensagem para seu corpo quando você está satisfeito. Alimente-se em
lugares calmos e evite comer com distrações como celular e em frente à televisão, , trabalhando ou dirigindo. Assim você acaba comendo de forma consciente.
9. Não perca a sua vida social!
Podemos sim nos alimentar de uma maneira saudável e focada nos nossos objetivos sem deixar de sair para almoçar ou jantar com amigos ou familiares. Muitos lugares oferecem alternativas mais saudáveis. Dê preferência para os pratos com vegetais, carnes magras e carboidratos integrais.
10. Sobre o açúcar!
Ainda que você coloque o chocolate na sua alimentação, ou algum alimento que contenha açúcar, é interessante já ir reduzindo o açúcar que você adiciona, por exemplo, no café ou no suco. Mas por que eu preciso reduzir o açúcar?
Por dois motivos, um é que muitos dos alimentos mais saborosos já contêm bastante açúcar, é interessante ir reduzindo os que você tem o controle da dose. O segundo motivo é que você "economiza" essas calorias do açúcar para colocar outro alimento mais interessante na sua dieta.
Esse conteúdo te ajudou? Comenta aqui embaixo pra eu saber, vou adorar trocar uma ideia com você!
Comentários